Da minha janela…

A temática da Campanha do Dia do Scratch 2024 é inspirada no livro “Da Minha Janela”, escrito pelo professor carioca Otávio Júnior. Neste livro o autor propõe uma reflexão sobre o dia a dia da favela onde mora a partir do que ele enxerga pela sua janela. Partindo dessa proposta, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa convida sua comunidade a celebrar o Dia do Scratch com o que vêem ou gostariam de ver através de suas janelas.

Se a sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas, o que gostaria de ver através dela?

Explore! 

Em maio ou em qualquer outro dia do ano, com o tema sugerido ou algum outro que faça mais sentido para o seu contexto, use a sua imaginação para criar projetos pessoalmente relevantes e compartilhá-los com outras pessoas!

O Dia do Scratch é uma iniciativa da Fundação Scratch para promover a computação criativa, o Scratch e o ScratchJr pelo mundo todo. Para mais informações, veja a página do Dia do Scratch (em inglês).

 

Envolva sua comunidade!

Crie

Explore dicas e materiais de apoio para desenhar e organizar o seu evento!

Conheça diferentes formas de envolver os participantes em atividades mão na massa, lúdicas e colaborativas que envolvem ou não o uso de computador.

Veja uma checklist que pode ajudar a pensar elementos importantes da organização do evento.

   

Participe dos eventos que a RBAC, a Fundação Scratch e a comunidade Scratch irão promover durante toda a campanha.

Compartilhe os seus projetos do Dia do Scratch no estúdio da campanha!

 

 

Veja como considerar a abordagem pedagógica da Aprendizagem Criativa em suas atividades.

 

Use materiais disponibilizados pela Fundação Scratch e RBAC para a promoção do seu evento.

 

Imagine

Imagine o seu evento! Que tipo de experiência você quer promover?

Use a sua imaginação e criatividade para celebrar o Dia do Scratch com atividades que façam sentido para seu contexto. O tema da campanha deste ano é inspirado no livro “Da minha janela” e AQUI você pode conferir a leitura do livro.

Mas lembre-se: o tema é apenas uma sugestão!

 

Cadastre seu evento!

Compartilhe sobre o seu evento com  a comunidade e faça parte do mapa global de organizadores de Dias do Scratch em 2024.

Compartilhe sua experiência!

Inspire a comunidade Scratch compartilhando os projetos links, fotos ou vídeos das atividades da sua celebração do Dia do Scratch!

Sobre aprendizagem criativa e a RBAC

Explore e cadastre-se no portal da RBAC para saber mais sobre as iniciativas com esta abordagem pedagógica, o Scratch e a computação criativa, interagindo e compartilhando novidades com a nossa comunidade.