Scratch na escola

Por que computação criativa?

A computação criativa vai muito além dos conceitos de ensino de programação. Além de favorecer a resolução de problemas e a aprendizagem de conceitos relacionados a programação, também valoriza o desenvolvimento de projetos significativos, despertando novas ideias que podem ser potencializadas por meio da colaboração e reflexão.

É uma proposta lúdica, mão na massa que propõe o desenvolvimento de projetos de programação, envolvendo a exploração, desenvolvendo imaginação, o compartilhamento de ideias e a interação com o mundo físico.

A computação criativa incentiva as pessoas a serem aprendizes curiosas, criativas e engajadas ao longo da vida. Assim como Papert, criador da linguagem Logo que inspirou a criação do Scratch, nós também acreditamos que as pessoas aprendem melhor quando estão construindo coisas que têm significado pessoal e social, nesse sentido, a computação criativa sempre estará associada a uma criação que faça sentido para o criador, descartando assim, uma aprendizagem meramente instrucional.

Baixe o Guia de
Recursos Scratch

O Guia de Recursos Scratch é uma coleção de materiais, referências, ferramentas, canais de formação e outros recursos importantes sobre o Scratch para educadores que gostariam de usar a aprendizagem criativa como abordagem em suas atividades com o Scratch em diferentes áreas curriculares.

Recursos

Para educadores

Explore os recursos que podem apoiar a formação do educador em Scratch e aprendizagem criativa.

Para explorar com os alunos

Conheça materiais que podem acompanhar as crianças ao criarem com o Scratch

Para articuladores

Veja como você pode organizar iniciativas com Scratch em sua comunidade