Faça a mediação de atividades desenvolvidas para aprendizagem remota e presencial

A Fundação Scratch criou guias de facilitação de programação criativa para serem utilizados em ambientes de aprendizagem remota e presencial.

Os guias são disponibilizados em formato de apresentações remixáveis, sendo os primeiros slides orientações para a preparação da atividade com dicas de recursos, aplicação remota e uma lista de alguns itens essenciais.

Veja os guias disponíveis:

Imagine um Mundo

Imagine um mundo onde tudo é possível! Como ele é? Quem ou o que vive lá?
Esta atividade por ser lúdica, ou mais voltada para questões sociais ou ambientais. Dê o tom no começo da atividade. Por exemplo, “Meu nome é Maia e eu imagino um mundo onde todos podem voar”, ou “Meu nome é David e eu imagino um mundo onde ninguém passe fome”.
Guia de Facilitação disponível em bit.ly/ImagineScratchGuia
Adicione seus projetos no estúdio bit.ly/imagineummundo

 

Programe uma Animação

No mundo ao seu redor, as coisas se movem de várias formas diferentes. Pense em um animal, objeto ou máquina que se move de um jeito interessante!
Comece esta atividade compartilhando algo que você pensou como exemplo. Dê tempo para que todos possam pensar antes de você abrir a conversa para que compartilhem suas ideias.
Guia de Facilitação disponível em bit.ly/ProgrameAnimacaoScratchGuia
Adicione seus projetos no estúdio bit.ly/ProgrameAnimacaoScratchEstudio

 

Faça Algo Voar

Se você pudesse voar, aonde você iria?
Estimule os estudantes a fecharem os olhos e imaginarem aonde gostariam de ir. Certifique-se de que todos tenham tempo suficiente para pensar. Compartilhe o que você imaginou como exemplo. Pode ser um lugar real, ou um lugar imaginário.

Guia de Facilitação disponível em bit.ly/VoarScratchGuia
Adicione seus projetos no estúdio bit.ly/VoarScratchEstudio