Crie projetos colaborativos a partir de diferentes recursos tecnológicos disponíveis

Você já verificou como é o processo de construção de uma animação ou um jogo virtual? Muitos são os profissionais envolvidos neste processo e nem todos possuem as mesmas habilidades. Para a realização de um trabalho complexo necessita-se de profissionais de diferentes ramos: roteiristas, desenhistas, designers, sonoplasta, programadores, dentre outros…
Já pensou em criar projetos colaborativos e de forma remota no Scratch?
No contexto remoto a dificuldade em criar projetos no Scratch é a falta de equipamentos e conectividade por parte da maioria dos alunos, mas que tal oferecer papéis diferenciados para cada um colaborar na criação de acordo com suas habilidades e com os recursos que tem disponível?
E o tema? Você pode definir de acordo com o conteúdo que está desenvolvendo, a temática que estão discutindo atualmente ou ainda, algo significativo e de interesse dos próprios alunos.

Faixa-etária: 8+

Materiais:
Você vai precisar de recursos diversificados: Computador e dispositivos móveis (cada participante precisa de apenas um recurso)
Apenas um integrante do grupo precisa ter um computador com Scratch online ou offline instalado. Para isso, é possível acessar scratch.mit.edu ou baixar a versão offline, disponível para os sistemas Android 6.0+, Windows 10+ , macOS e ChromeOS.

Celular ou tablets com apps para criação de personagens, edição de imagens, gravação ou edição de áudios

Implementação:
Veja um exemplo de como experimentar a atividade

Imagine!
Inicie visitando alguns projetos inspiradores, com personagens que foram criados com recursos mão na massa, fotografados ou desenhado à mão:
entrevista com Ahsoka
Water bottle interviews Jenny
Mitologia Jogo v2
Eu na música Mudança/change Steven Univer…
once Again Map – parte 12
CAIXA ELETRÔNICO

Em seguida, pense em qualquer tema significativo para seus alunos e sua comunidade escolar, pode estar relacionado ao seu conteúdo/disciplina caso deseje. Compartilhe com os alunos a temática e deixe-os imaginar qual seria a melhor opção de criação dentro deste tema, seria uma animação, ou um jogo?

Veja alguns projetos em que os professores indicaram o conteúdo curricular e os alunos tiveram a oportunidade de unir seus interesses, suas paixões e criar incluindo suas ideias:
Projeto É da sua conta
Save the Moon – O jogo mais divertido da gal…
Princesa_escolhida-versão2
O resgate de Aleena
Tabuada com Brawl Stars e Microbit

Crie!
Proponha a formação de grupos colaborativos, tentando garantir em cada grupo pelo menos um integrante que tenha computador para utilizar o Scratch.
Para se comunicar entre si, os integrantes poderão utilizar ambientes online disponibilizados pela escola (comunicadores instantâneos, e-mail, plataformas de videoconferência, dentre outros recursos).
O grupo irá criar o roteiro da sua criação (animação, jogo etc) e dividir tarefas entre os participantes.
O integrante que tem computador ficará responsável por criar a programação, seguindo as orientações do grupo. Os demais integrantes poderão se dividir entre:

  • Criação de personagens
  • Gravação de áudio com narração, efeitos sonoros ou trilha musical
  • Criação de cenários

Todos estes arquivos podem ser enviados via e-mail ou via compartilhamento de arquivos para serem inseridos na programação do Scratch.

Compartilhe!
Após finalizada a programação, ela poderá ser compartilhada na comunidade online Scratch e enviar o link para todos os integrantes, pois é possível acessar o projeto compartilhado pelo celular.

Dicas:
Para criar os personagens é possível utilizar aplicativos nos celulares que permitem a criação de avatares ou demais personagens (um exemplo muito utilizado pelas crianças é o Gacha Life). Ou ainda, desenhar no papel, fotografar e utilizar app de edição de imagens para retirar o fundo e personalizar seu desenho.
Os sites remove.bg e online-image-editor.com permitem tirar o fundo de imagens digitalizadas gratuitamente e de forma rápida e fácil.
No celular basta digitar no navegador remove.bg para acessar o site, fazer upload da imagem que ela já será carregada com o fundo transparente. É possível instalar o app ou usar somente online também.
Para a gravação de áudios, efeitos sonoros e trilha musical é possível utilizar o próprio gravador de áudio do celular, ou outro app que o aluno tiver instalado em seu aparelho.
O cenário pode ser criado por meio de fotografias de cenários criados com materiais mão na massa, desenhos fotografados, ou ainda, imagens criadas em apps de edição de imagens.

Autoria
Atividade desenhada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Para saber mais sobre esta atividade, visite aprendizagemcriativa.org