Qual história, filme, animação ou personagens você é fã? Já imaginou selecionar alguns deles ou misturar todos em um desafiante jogo de tabuleiro? Pense em um contexto, elabore os desafios e junte materiais mão na massa para começar a criar.
Faixa-etária: 9+
Materiais:
Veja algumas sugestões:
Papelão, folhas diversas, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, materiais de sucatas ou o que tiver disponível para utilizar.
Implementação:
Veja um exemplo de como experimentar a atividade
Imagine!
Inicie idealizando quais personagens gostaria de incluir no seu jogo. Seriam eles personagens da própria turma do Scratch? Ou seriam super-heróis, heroínas, princesas, membros de uma banda musical, personagens de um filme, desenho ou série que você já assistiu?
Junte vilões, heróis e personagens comuns e crie a narrativa do seu jogo. Pense em algo que iria despertar o interesse das pessoas por jogar este jogo.
Qual será o objetivo do jogo? Onde o jogador precisa chegar? Quais desafios deveriam ser incluídos? Quais obstáculos podem aparecer pelo caminho? O que o vilão fará para dificultar o alcance do objetivo? Quais comandos você gostaria de usar para movimentar estes personagens?
Crie!
Com as ideias elaboradas, basta colocar a mão na massa.
Crie um tabuleiro para ser o percurso do jogo. Você pode criar com papelão, papel ou qualquer outro recurso que tiver.
Crie também os personagens e as orientações para os jogadores. Para que estes personagens possam se movimentar pelo tabuleiro, use comandos que podem ser inspirados nos blocos do Scratch. Veja alguns exemplos:
É possível criar comandos para iniciar, parar, avançar e girar, inspirando-se nos blocos do Scratch Jr.
Ou criar comandos mais detalhados utilizando os blocos do Scratch 3.0, onde você pode escolher as condições:
Ou, melhor ainda, crie seus próprios códigos e seus próprios comandos, podendo até mesmo inventar uma nova linguagem de códigos! Solte a sua imaginação e crie a sua própria lógica. Invente novos formatos para os blocos se encaixarem, modifique o que considerar necessário.
Compartilhe!
Agora, compartilhe sua criação com outras pessoas, crie um roteiro explicando como você criou este jogo e como ele poderá ser replicado ou remixado por outras pessoas. Envie fotos e o roteiro, ou simplesmente uma folha com as explicações e uma ilustração da sua ideia.
Dicas:
Autoria
Atividade desenhada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Para saber mais sobre esta atividade, visite aprendizagemcriativa.org