Crie um emocionante jogo de tabuleiro inspirado nos blocos no Scratch

Qual história, filme, animação ou personagens você é fã? Já imaginou selecionar alguns deles ou misturar todos em um desafiante jogo de tabuleiro? Pense em um contexto, elabore os desafios e junte materiais mão na massa para começar a criar.

Faixa-etária: 9+

Materiais:
Veja algumas sugestões:
Papelão, folhas diversas, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, materiais de sucatas ou o que tiver disponível para utilizar.

Implementação:
Veja um exemplo de como experimentar a atividade

Imagine!
Inicie idealizando quais personagens gostaria de incluir no seu jogo. Seriam eles personagens da própria turma do Scratch? Ou seriam super-heróis, heroínas, princesas, membros de uma banda musical, personagens de um filme, desenho ou série que você já assistiu?
Junte vilões, heróis e personagens comuns e crie a narrativa do seu jogo. Pense em algo que iria despertar o interesse das pessoas por jogar este jogo.
Qual será o objetivo do jogo? Onde o jogador precisa chegar? Quais desafios deveriam ser incluídos? Quais obstáculos podem aparecer pelo caminho? O que o vilão fará para dificultar o alcance do objetivo? Quais comandos você gostaria de usar para movimentar estes personagens?

Crie!
Com as ideias elaboradas, basta colocar a mão na massa.
Crie um tabuleiro para ser o percurso do jogo. Você pode criar com papelão, papel ou qualquer outro recurso que tiver.
Crie também os personagens e as orientações para os jogadores. Para que estes personagens possam se movimentar pelo tabuleiro, use comandos que podem ser inspirados nos blocos do Scratch. Veja alguns exemplos:
É possível criar comandos para iniciar, parar, avançar e girar, inspirando-se nos blocos do Scratch Jr.

Ou criar comandos mais detalhados utilizando os blocos do Scratch 3.0, onde você pode escolher as condições:

Ou, melhor ainda, crie seus próprios códigos e seus próprios comandos, podendo até mesmo inventar uma nova linguagem de códigos! Solte a sua imaginação e crie a sua própria lógica. Invente novos formatos para os blocos se encaixarem, modifique o que considerar necessário.

Compartilhe!
Agora, compartilhe sua criação com outras pessoas, crie um roteiro explicando como você criou este jogo e como ele poderá ser replicado ou remixado por outras pessoas. Envie fotos e o roteiro, ou simplesmente uma folha com as explicações e uma ilustração da sua ideia.

Dicas:

  • É possível propor que os alunos criem jogos com temas diversos, podendo incluir temas de discussões que estão realizando em sala de aula, deixando que os alunos incluam no contexto os personagens que possam despertar seus interesses.
  • Esta atividade tenta incluir alunos que não possuem conexão para participar das atividades da semana do Scratch Week. Para favorecer a interação entre pares com alunos que conseguem conexão online, é possível propor projetos colaborativos, construídos em duplas ou grupos por meio de interação online.

 

Autoria
Atividade desenhada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Para saber mais sobre esta atividade, visite aprendizagemcriativa.org