Crie tutoriais ou uma seleção dos seus projetos favoritos no Scratch

Já imaginou desafiar os alunos a pesquisarem na comunidade Scratch projetos relacionados a temas de interesse pessoal, algo que os instigue, ou que desperte suas paixões? Ou ainda, uma seleção de temas relacionados a algum tema que estão aprendendo?
A comunidade online Scratch tem uma variedade de projetos, com temáticas diversas que podem despertar ideias para novas criações, além do potencial da remixagem, que favorece a aprendizagem de novos códigos. Fazer uma curadoria de projetos pode ter um grande potencial de aprendizagem, sendo um recurso acessível para usuários que tem apenas o celular como tecnologia disponível.

Faixa-etária: 10+

Materiais:
Veja algumas sugestões:
Computador ou celular com acesso a comunidade online Scratch: https://scratch.mit.edu/

Implementação:
Veja um exemplo de como experimentar a atividade

Imagine!
Imagine um tema que tem interesse, ou uma temática que está sendo desenvolvida no contexto escolar. Você já procurou na comunidade online Scratch se existe algum projeto relacionado? Mostre aos seus alunos como explorar a comunidade utilizando o recurso de pesquisa para encontrar projetos criados por outros scratchers que despertem o interesse deles.

Crie!
Após realizar a seleção, os estudantes poderão utilizar o gravador de tela de um celular, para fazer uma gravação de pequenos vídeos apresentando os projetos selecionados, ou, caso prefira, criar tutoriais explicativos de como jogar ou remixar os projetos.

Compartilhe!
Crie um espaço apropriado para os alunos compartilharem os vídeos. Este local pode ser uma pasta no Google Drive, ou qualquer outro ambiente online que a escola utilizar para compartilhamento de arquivos. O importante é que os demais alunos tenham acesso aos vídeos criados pelos colegas para que possam apreciar as demais produções. Crie um momento de troca de ideias e interação entre todos os participantes.

Autoria
Atividade desenhada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Para saber mais sobre esta atividade, visite aprendizagemcriativa.org