Crie suas histórias em bloco, cenários, personagens ou outra coisa que você gostar

Existem várias formas de contarmos nossas histórias, que tal escrevermos nossa história e contarmos por meio de blocos condicionais? Vamos nessa?

Faixa-etária: 10+

Materiais:

  • Ficha de blocos condicionais e ficha de peças;
  • Materiais de papelaria diversos – o que tiver disponível: papéis variados, papelão, lápis de cor, canetinhas, aquarelas, tintas, giz de cera, tesoura, barbante, elástico, fita adesiva ou cola;
  • É possível oferecer materiais não estruturados como por exemplo, plásticos, tampinhas, isopor, sementes e pedrinhas.

 

Implementação:
Veja um exemplo de como experimentar a atividade

Imagine!
Já imaginou criar suas próprias histórias, cenários e personagens? Hoje é o seu dia de ser o autor, sua história será de aventura, ação, ficção ou de comédia? Como será o cenário? Quantos personagens tem nessa história? O que esses personagens gostam de fazer e por onde irão se aventurar juntos? Solte sua imaginação.

Crie!
Observe os materiais disponíveis e se quiser ou achar necessário você pode trazer outros objetos para compor sua criação. Você pode usar as fichas de peças para montar os elementos e os personagens do seu cenário. Mãos na massa e bora criar?!

Compartilhe!
Convide seus familiares para conhecer seu projeto, conte sua história para o máximo de pessoas possíveis, você pode fotografar e compartilhar com seus amigos, familiares e comunidade escolar.

Dica de professor para professor:

  • Você pode propor temáticas para as histórias. Essas temáticas podem ter como plano de fundo elementos curriculares que você gostaria de abordar.
  • Para crianças maiores de 13 anos, é possível usar ferramentas de edição de vídeos disponíveis em algumas redes sociais, para transformar os movimentos e as histórias criadas no papel em um movimento real.

 

FICHAS DE BLOCOS CONDICIONAIS AQUI

Autoria
Esta atividade é uma remixagem inspirada no material: Boneca de papel condicional, disponível no site <https://www.computacional.com.br/atividades/por/07-Boneca-de-Papel-Condicional.zip> que está registrada sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Sendo adaptada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
Para saber mais sobre esta atividade, visite aprendizagemcriativa.org