Como podemos usar uma ferramenta do mundo virtual no mundo físico? Conheça como os professores estão trabalhando com o Scratch em diferentes contextos e com recursos variados.

O Scratch pode ser trabalhado em diferentes contextos e com recursos variados.
Inspire-se nas experiências compartilhadas a partir da atividade “Minha História em Blocos”, ou ainda, nas “Histórias da RBAC” e crie você também novas alternativas para o trabalho com Scratch.

Remixagem da atividade “Minha História em Blocos”
O ano passado a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa criou e compartilhou uma atividade ampla e cheia de possibilidades, onde os estudantes podem criar suas histórias, personagens e sua programação da história de forma desplugada. Você pode conhecer um pouco mais sobre essa atividade aqui.

Do desplugado para o virtual: Mão na massa com Scratch
A professora Katia Regina Pimentel Araujo remixou a proposta da atividade adequando-a para a realidade da sua sala de aula e criou algo novo para celebrar o Dia do Mão na Massa em 2021. Partindo do físico para o virtual, foi possível programar com Scratch tanto com recursos plugados, quanto desplugados.
Nesta atividade os estudantes foram desafiados a criarem uma programação com os bloquinhos físicos, conforme imaginavam que seria o resultado da programação. Registravam a programação desplugada com uma foto e depois foram para a sala de informática, criar suas contas no Scratch e testar se a programação que haviam imaginado daria certo, sendo incentivados a irem além, por meio dos questionamentos da professora, assim cada aluno criou seu próprio projeto e você consegue conhecer algumas dessas criações acessando aqui.

Integrando diferentes realidades: “Como trabalhar Scratch com uma criança que não tem nem casa para morar?”
A professora Cláudia encontrou esse desafio em sua comunidade e durante a pandemia trabalhou projetos com Scratch integrando estudantes de diferentes realidades, com ou sem recursos computacionais, de modo que todos pudessem participar e contribuir com suas contribuições. Você pode conhecer um pouco mais sobre essa incrível história acessando aqui.

Scratch desplugado com literatura
Inspirados na atividade “Minhas Histórias em Blocos”, Rosimar Moura e Eduardo Bento de São João del-Rei em Minas Gerais, realizaram uma oficina para proporcionar aos alunos uma experiência diferenciada no dia da Mostra Literária da E.M. Pio XII, em S. J. del-Rei, MG. A oficina foi em modo remoto, com o apoio do Núcleo Vertentes da RBAC e Núcleo de Robótica da UFSJ. Os alunos dos anos finais puderam mudar o final de uma lenda desenhando e utilizando as técnicas do Scratch Desplugado. Você pode conhecer essa e outras histórias no “Experiências Compartilhadas” dentro da atividade no estúdio pedagógico e ainda pode contar para nós como foi a sua experiência com ela, usando o “Apliquei”. Quem sabe a próxima história compartilhada aqui não seja a sua.