Cultivando um Mundo de Aprendizagem Criativa

A Fundação Scratch compartilhou com a comunidade um relatório reforçando sua missão, o impacto e o alcance do Scratch no ano anterior, e seus planos para os próximos anos.

Neste relatório, a Fundação destaca que 2019 começou com o lançamento do Scratch 3.0, uma versão moderna do ambiente de criação, projetada para despertar e incentivar a criatividade de crianças com diversos interesses e origens. O uso do Scratch ao redor do mundo aumentou bastante nos últimos anos, consagrando-o como a maior comunidade de programação para crianças e adolescentes a partir de 8 anos. Em 2019 tivemos 170 milhões de visitantes únicos, 60 milhões de projetos criados, 20 milhões de pessoas criando projetos e 48 milhões de comentários na comunidade online do Scratch.

O Scratch 3.0 permitiu um leque de possibilidades de criação muito maior, com o suporte a extensões como “Texto para Fala” e de tradução, além da possibilidade de conexões com o mundo físico. As novidades não pararam por aí: foram lançados 25 novos tutoriais que tiveram mais de 23 milhões de visualizações, além de editores de imagem e som com diversos novos recursos.

A Fundação também destaca seu apoio a causas importantes como por exemplo o movimento “Black Lives Matter”, quando muitos jovens usaram o Scratch como uma forma de expressar seu apoio a causa antirracista. A Equipe Comunidade Scratch esteve ativamente envolvida para garantir que as diretrizes da comunidade fossem seguidas e que a comunidade continuasse a ser um ambiente onde todos se sentissem seguros para compartilhar suas opiniões de forma respeitosa, honesta e construtiva.

O relatório termina com um agradecimento aos apoiadores, os quais ajudam a Fundação Scratch a expandir as oportunidades de aprendizagem criativa para crianças de todas as idades, de todas as origens, em todo o mundo.

Conheça e explore o relatório completo e ilustrado na página do Scratch com informações sobre a linha do tempo do Scratch, iniciativas locais, estatísticas, relatórios financeiros, principais apoiadores, além de conhecer a Equipe Scratch!